Neste post, eu vou te ensinar como fazer um sarapatel saboroso e fácil.
O sarapatel é um prato típico da culinária nordestina, que leva tripas e outras vísceras de porco, além de sangue coalhado. É uma receita de origem portuguesa, mais precisamente do Alto Alentejo, onde se usa borrego ou cabrito. O sarapatel é um prato de sustância, rico em proteína e gordura, ideal para consumir no inverno ou antes de uma atividade física intensa.
Ingredientes
Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
– 3 kg de miúdos de porco para sarapatel e sangue coalhado
– 150 gramas de bacon defumado
– 3 cebolas grandes
– 4 tomates
– 6 limões
– 3 pimentões vermelhos ou verdes
– 6 pimentas de cheiro
– 10 folhas de louro
– 5 dentes de alho
– 1 maço de hortelã fresca
– ½ maço de coentro fresco
– ½ maço de cebolinha verde fresca
– 1 colher de chá de pimenta do reino
– 1 colher de chá de cominho
– Sal a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
1. Em um recipiente adicione água e o suco de todos os limões espremidos. Primeiro lave todos os miúdos em água corrente. Depois de lavar rapidamente todos os miúdos com água, mergulhe todos no caldo do limão para que sai o cheiro forte.
2. Depois de 10 minutos de molho no suco, escorra e corte tudo em pedaços iguais. Em seguida coloque em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo médio, ferva por 5 minutos. Escorra e reserve.
3. Em seguida com o fogo desligado, adicione as cebolas, tomates, pimentões picados sem sementes, o alho, o maço de hortelã, os coentros e a cebolinha, mexa bem, misture também com os miúdos e o sangue. Acrescente o restante dos temperos e reserve para pegar o gosto.
4. Em seguida, adicione o bacon em uma panela grande, deixe fritar em fogo médio até soltar toda gordura. Quando libertar gordura suficiente, adicione 1 cebola e refogue junto, até dourar levemente.
5. Junte a mistura dos miúdos com o tempero e mexa bem. Adicione água suficiente para cobrir tudo e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 2 horas, mexendo de vez em quando e adicionando mais água se necessário, até os miúdos ficarem macios e o caldo engrossar.
6. Prove e acerte o sal se necessário. Esprema o suco do limão restante sobre o sarapatel e misture bem. Desligue o fogo e sirva em seguida ou deixe esfriar e guarde na geladeira para consumir no dia seguinte.
Melhor acompanhamento
O sarapatel é um prato que fica ainda mais gostoso no dia seguinte, pois os sabores se intensificam. Você pode servir o sarapatel acompanhado de arroz branco, farofa, pirão ou pão francês.
Quando servir o sarapatel
O melhor dia e horário para servir o sarapatel é no almoço ou no jantar, especialmente nos dias frios ou chuvosos.
Valor nutricional do sarapatel
O valor nutricional do sarapatel varia de acordo com os ingredientes e as quantidades usadas, mas, em média, uma porção de 100 g de sarapatel contém:
– Calorias: 200 kcal
– Proteínas: 14 g
– Gorduras: 15 g
– Carboidratos: 4 g
– Ferro: 3 mg
– Cálcio: 10 mg
O sarapatel é uma fonte de proteína animal, ferro e vitaminas do complexo B, mas também é rico em gordura saturada e colesterol, por isso deve ser consumido com moderação e preferencialmente por pessoas saudáveis. Se você tem problemas de saúde como diabetes, hipertensão, colesterol alto ou doenças cardiovasculares, consulte seu médico antes de comer sarapatel
Tópicos
Leia também:
2 Receitas da culinária peruana, super fáceis e deliciosas!
Arroz jollof, 1 prato típico do oeste africano
Polpetone recheado, super rápido e fácil de fazer, leva apenas 25 minutos!
Kare, deliciosa comida japonesa
Frango xadrez, delicioso e super fácil de fazer, pronto em menos de 1 hora!
A chave para o desempenho de marketing são as publicidades nativas, seja parceiro da ADSKeeper, anuncie e exiba anúncios de qualidade no seu negócio, use nosso link e seja recompensado, aproveite!
Adquira seu domínio e hospede seu site na Hostinger, alto desempenho com preço baixo, use nosso link de indicação e ganhe 20% de desconto, aproveite!