O tabule é uma salada de origem árabe, muito saborosa e refrescante, que leva trigo para quibe, tomate, pepino, cebola, salsinha, hortelã, limão e azeite.
É uma ótima opção para quem quer uma refeição leve e nutritiva, pois o trigo é rico em fibras, proteínas e minerais, e os vegetais fornecem vitaminas, antioxidantes e água. Além disso, o tabule é fácil de fazer e pode ser servido como entrada, acompanhamento ou prato principal.
Para fazer uma receita de tabule simples, você vai precisar de:
- 1 xícara de trigo para quibe
- 4 xícaras de água fervente
- 4 tomates picados em cubos pequenos
- 2 pepinos picados em cubos pequenos
- 1 cebola picada em cubos pequenos
- 1/2 xícara de chá de salsinha picada
- 1/4 xícara de chá de hortelã picada
- Suco de 2 limões
- 4 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
O modo de preparo é simples:
- Coloque o trigo em uma tigela e cubra com a água fervente. Deixe hidratar por cerca de 20 minutos ou até ficar macio. Escorra bem e esprema com as mãos para retirar o excesso de água.
- Em uma saladeira, misture o trigo com os tomates, os pepinos, a cebola, a salsinha e a hortelã. Tempere com o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta. Misture bem e leve à geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.
- Sirva o tabule gelado ou em temperatura ambiente, acompanhado de pão sírio, coalhada seca ou iogurte natural.
Uma porção de 100 gramas de tabule tem cerca de 120 calorias, 3 gramas de proteínas, 18 gramas de carboidratos, 5 gramas de gorduras (sendo 1 grama de gordura saturada) e 3 gramas de fibras. O tabule é uma fonte de vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio.
O tabule é um prato versátil que combina com vários tipos de carnes, peixes ou frangos grelhados ou assados. Também pode ser servido com outras saladas, como a salada grega ou a salada de grão-de-bico. O tabule é ideal para os dias quentes de verão, pois é refrescante.
Você sabe qual a origem do tabule?
Esse prato típico da culinária libanesa é uma salada refrescante e nutritiva, feita com triguilho (trigo para quibe), tomate, cebola, salsa, hortelã e outras ervas, temperada com suco de limão, pimenta e azeite de oliva. É uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável e saborosa, pois é rico em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.
Mas como surgiu essa receita tão antiga e tradicional?
Segundo a lenda, o tabule foi inventado pelos Caldeus na Mesopotâmia no ano de 1800 a.C., que levaram a receita através da história e da geografia até a terra onde se encontravam os fenícios perto da costa do Mar Mediterrâneo. O tabule se espalhou pelo mundo graças aos imigrantes libaneses, que levaram sua cultura e sua gastronomia para diversos países, como Brasil, República Dominicana, Turquia, Síria, Chipre e Armênia. Cada região adaptou o prato aos seus ingredientes locais e aos seus paladares, mas mantendo a essência do tabule original. No Brasil, por exemplo, o tabule é consumido como uma entrada ou como um acompanhamento para carnes grelhadas ou assadas.
Tópicos
Leia também:
3 Receitas de comidas para dias quentes
Molho de mostarda com iogurte e manjericão, 3 motivos para usar a mostarda na sua casa
Prepare uma salada de frutas com 5 ingredientes, as crianças adoram
Como preparar uma bela Salada Grega em 15 minutos?
A chave para o desempenho de marketing são as publicidades nativas, seja parceiro da ADSKeeper, anuncie e exiba anúncios de qualidade no seu negócio, use nosso link e seja recompensado, aproveite!
Adquira seu domínio e hospede seu site na Hostinger, alto desempenho com preço baixo, use nosso link de indicação e ganhe 20% de desconto, aproveite!