Pular para o conteúdo

Acarajé, 1 prato típico da culinária baiana.

Hoje vamos aprender a fazer uma receita típica da culinária baiana: o acarajé. Esse bolinho frito de feijão-fradinho recheado com vatapá, camarão seco e salada é uma delícia que conquista o paladar de muita gente.

acaraje1
Foto Reprodução: Google Imagens

Além de saboroso, o acarajé também tem um valor cultural e religioso, pois é uma oferenda para os orixás na religião afro-brasileira. Vamos ver como preparar essa iguaria em casa?

Para fazer o acarajé, você vai precisar de:

Ingredientes:

  • 500 g de feijão-fradinho quebrado e sem casca
  • 2 cebolas grandes
  • Sal a gosto
  • Azeite de dendê para frita

Modo de preparo:

  • Deixe o feijão-fradinho de molho em uma tigela com água por cerca de 8 horas ou de um dia para o outro. Isso vai facilitar na hora de tirar a casca dos grãos.
  • Escorra o feijão e retire a casca puxando pelo olho preto. Você pode usar uma peneira para ajudar nessa tarefa. Depois, deixe o feijão secar por uma hora em uma peneira ou em um pano de prato limpo.
  • Bata o feijão no liquidificador ou no processador até formar uma massa homogênea. Você pode adicionar um pouco de água se necessário, mas não exagere para não deixar a massa muito mole.
  • Descasque e pique as cebolas e bata no liquidificador com um pouco de sal. Misture a cebola batida com a massa de feijão e bata com uma colher de pau até ficar aerada e fofa. Esse é o segredo para um acarajé leve e crocante.
  • Aqueça o azeite de dendê em uma panela média em fogo alto. Uma dica é colocar uma cebola com casca no azeite para evitar que ele queime e deixe um gosto ruim no acarajé.
  • Com duas colheres de pau, modele os bolinhos de acarajé e frite no azeite bem quente, virando-os para dourar por igual. Eles devem boiar no azeite e não encostar no fundo da panela. Quando estiverem com uma casquinha dura e morena, retire-os com uma escumadeira e escorra em papel absorvente.
  • Corte os acarajés ao meio e recheie com os acompanhamentos que preferir, como vatapá, caruru, camarão seco, salada ou molho de pimenta. Sirva quente e aproveite!

Valor nutricional

O acarajé é um prato rico em proteínas, fibras, ferro e vitamina A. No entanto, também é calórico e gorduroso, pois leva bastante azeite de dendê na sua preparação. Por isso, é recomendado consumir com moderação e preferir os recheios mais leves, como a salada.

Origem

O acarajé tem origem na África Ocidental, onde era chamado de àkàrà. Os escravos trazidos para o Brasil adaptaram a receita usando os ingredientes locais, como o dendê e o camarão seco. O acarajé se tornou um símbolo da cultura afro-brasileira e da resistência dos povos escravizados.

Dicas para fazer um acarajé perfeito.

O acarajé é um prato típico da culinária afro-brasileira, especialmente da Bahia, que consiste em um bolinho frito de massa de feijão-fradinho temperada com cebola e sal, recheado com vatapá, caruru, camarão seco e vinagrete. É uma iguaria muito apreciada e consumida em todo o Brasil, mas também requer alguns cuidados e dicas para ficar bem saboroso e crocante. Veja algumas dicas de como fazer um bom acarajé:

  • Escolha um feijão-fradinho de boa qualidade, que esteja seco e sem casca. Você pode comprar o feijão já quebrado em casas especializadas em produtos nordestinos ou quebrar em casa com a ajuda de um liquidificador na função “pulsar”. Depois, deixe o feijão de molho por pelo menos 12 horas, trocando a água algumas vezes, para soltar as peles e os olhos dos grãos. Escorra bem o feijão e reserve.
  • Bata o feijão no processador ou no liquidificador até formar uma massa homogênea e cremosa. Você se necessário pode adicionar um pouco de água , mas não exagere a massa pode ficar mole demais. Tempere a massa com cebola picada, sal e alho a gosto. Bata bem a massa com uma colher de pau até que ela fique aerada e dobre de volume. Esse é o segredo para o acarajé ficar leve e macio por dentro.
  • Aqueça bem o azeite de dendê em uma panela funda e larga. O azeite deve estar bem quente, mas não fumegante, para que o acarajé frite por igual e não queime por fora. Você pode colocar uma cebola com casca no azeite para evitar que ele escureça ou queime. A quantidade de azeite deve ser suficiente para cobrir os bolinhos, que devem boiar e não encostar no fundo da panela.
  • Modele os bolinhos com a ajuda de duas colheres, uma de pau e outra de inox. Pegue uma porção de massa com a colher de pau e passe para a colher de inox, alisando e arredondando a superfície. Depois, deslize o bolinho cuidadosamente no azeite quente e frite até que ele fique dourado e crocante. Vire o bolinho na metade do tempo para fritar dos dois lados. Retire com uma escumadeira e escorra em papel toalha.
  • Corte os bolinhos ao meio, mas sem separar as partes, e recheie com os ingredientes de sua preferência. O recheio tradicional leva vatapá, caruru, camarão seco e vinagrete, mas você pode variar conforme o seu gosto. Sirva os acarajés ainda quentes ou mornos, acompanhados de pimenta malagueta se desejar.

Espero que vocês tenham gostado dessa receita de acarajé e que façam em casa para experimentar esse sabor da Bahia. Até a próxima!

Leia também:

Sarapatel, 1 prato típico da culinária nordestina.

2 Receitas da culinária peruana, super fáceis e deliciosas!

Arroz jollof, 1 prato típico do oeste africano

Polpetone recheado, super rápido e fácil de fazer, leva apenas 25 minutos!

Kare, deliciosa comida japonesa

A chave para o desempenho de marketing são as publicidades nativas, seja parceiro da ADSKeeper, anuncie e exiba anúncios de qualidade no seu negócio, use nosso link e seja recompensado, aproveite!

adskeeper 1

Adquira seu domínio e hospede seu site na Hostinger, alto desempenho com preço baixo, use nosso link de indicação e ganhe 20% de desconto, aproveite!

hostinger2

Anuncie na Revista OMNI e tenha um bom retorno, entre contato com a gente!

revista omni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *