Pular para o conteúdo

Pavê tradicional de chocolate

pave de chocolate

Você gosta de pavê tradicional de chocolate? Essa sobremesa gelada e cremosa é uma delícia e muito fácil de fazer. Você vai se surpreender com o sabor e a textura dessa receita!

O pavê tradicional é uma ótima opção para servir em ocasiões especiais, como aniversários, Natal, Ano Novo ou qualquer outra festa. Ele também é perfeito para comer em um dia quente, pois é refrescante e leve. Além disso, ele rende bastante e agrada a todos os paladares.

O pavê é uma sobremesa típica da culinária brasileira, que consiste em camadas de biscoitos umedecidos em uma calda e intercalados com cremes de diferentes sabores. O nome pavê vem da palavra francesa “pavage”, que significa pavimento, fazendo alusão às camadas da sobremesa.

Existem muitas variações de pavê, mas a receita tradicional leva um creme branco à base de leite condensado, gemas e maisena, um creme de chocolate feito com leite condensado, creme de leite e chocolate em pó, e biscoitos tipo champagne ou maisena molhados em leite com chocolate. A montagem é simples e o resultado é uma sobremesa cremosa, doce e irresistível.

pave de chocolate 1

Para fazer o pavê tradicional, você vai precisar de poucos ingredientes:

Agora vamos te ensinar como fazer um pavê tradicional passo a passo, com dicas para você não errar. 

Ingredientes

– 1 lata de leite condensado
– 2 latas de leite integral
– 4 gemas
– 2 colheres de amido de milho
– 1 colher de essência de baunilha
– 1 lata de creme de leite
– 2 colheres de chocolate em pó
– 1 colher de manteiga
– 1 pacote de biscoito champagne ou maisena
– 1 xícara de leite
– 2 colheres de achocolatado em pó
– Chocolate granulado ou em pó para decorar

Modo de preparo

1. Em uma panela, misture o leite condensado, uma lata de leite, as gemas e a maisena, dissolvendo bem. Leve ao fogo, até engrossar e ficar homogêneo. Desligue o fogo e coloque a essência de baunilha e reserve.
2. Em outra panela, misture o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e formar um brigadeiro mole. Desligue o fogo e misture o creme de leite.
3. Em uma tigela, misture o leite e o achocolatado em pó. Umedeça rapidamente os biscoitos nessa mistura, sem deixar encharcar.
4. Em um refratário retangular, faça camadas com os ingredientes: comece com uma camada de creme branco, depois uma camada de biscoitos, depois uma camada de creme de chocolate, e assim por diante, até terminar os ingredientes. A última camada deve ser de creme de chocolate.
5. Decore o pavê com chocolate granulado ou em pó. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir.

Dicas

– Para evitar que as gemas deixem um cheiro ou sabor forte no creme branco, passe-as por uma peneira antes de usar, descartando a película que envolve a gema.
– Se preferir, você pode substituir o chocolate em pó por chocolate meio amargo derretido em banho-maria ou no micro-ondas.
– Você pode variar o sabor do pavê usando outros tipos de biscoito, como wafer, amanteigado ou oreo.
– Você pode incrementar o pavê adicionando frutas picadas entre as camadas, como morango, abacaxi ou pêssego.
– Você pode servir o pavê com chantilly batido ou sorvete de creme.

O segredo para um pavê tradicional bem cremoso é cozinhar os cremes até engrossarem bem e ficarem com uma consistência firme. Assim, eles não vão escorrer na hora de cortar o pavê e vão manter a forma. Outra dica é molhar as bolachas no leite com um pouco de chocolate em pó e café, para dar mais sabor e umidade ao pavê.

O pavê tradicional tem um valor nutricional alto, pois contém muitas calorias, gorduras e açúcares. Uma porção de 100 gramas tem cerca de 300 calorias, 15 gramas de gordura e 35 gramas de carboidratos. Por isso, é recomendado consumir o pavê com moderação e equilibrar a sua dieta com alimentos saudáveis.

O melhor acompanhamento para o pavê tradicional é uma fruta fresca, como morango, kiwi ou abacaxi. As frutas contrastam com o doce do pavê e trazem mais cor e sabor à sobremesa. Você pode colocar as frutas por cima do pavê ou servir à parte, em uma salada de frutas ou em espetinhos.

O melhor dia e horário para servir o pavê tradicional é no final da tarde ou à noite, depois do almoço ou do jantar. O pavê precisa ficar na geladeira por pelo menos duas horas antes de ser servido, para ficar bem gelado e firme. Por isso, é bom fazer o pavê com antecedência e deixá-lo na geladeira até a hora de servir.

Agora que você já sabe como fazer um pavê tradicional delicioso e fácil, que tal experimentar essa receita na sua casa? Você vai se surpreender com o resultado e receber muitos elogios dos seus convidados. Aproveite essa sobremesa incrível e compartilhe com quem você ama!

Leia também:

Romeu e julieta, uma deliciosa sobremesa, pronta em apenas 30 minutos!

Pasta de amendoim caseira pronta em 20 minutos

Arroz doce com leite em pó e leite condensado, com só 1 lata de leite condensado

Sorvete caseiro com o sabor que quiser, e ainda 6 dicas para lucrar com essa delícia

Arroz doce com leite em pó, com somente 1 xícara de arroz

A chave para o desempenho de marketing são as publicidades nativas, seja parceiro da ADSKeeper, anuncie e exiba anúncios de qualidade no seu negócio, use nosso link e seja recompensado, aproveite!

adskeeper 1

Adquira seu domínio e hospede seu site na Hostinger, alto desempenho com preço baixo, use nosso link de indicação e ganhe 20% de desconto, aproveite!

hostinger2

Anuncie na Revista OMNI e tenha um bom retorno, entre contato com a gente!

revista omni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *