Pular para o conteúdo

Arroz de forno à parmegiana, fica uma delícia!

O arroz de forno é um prato versátil, saboroso e fácil de fazer, que pode ser adaptado aos mais diversos ingredientes e ocasiões.

arroz de forno
Foto Reprodução: Google Imagens

Veja essa receita de arroz de forno, com dicas de acompanhamento ideal para servir. Confira!

Arroz de forno à parmegiana

Essa receita é uma ótima opção para aproveitar as sobras de arroz cozido e transformá-las em um prato delicioso e gratinado. O arroz é misturado com molho de tomate, presunto, mussarela e queijo parmesão, e leva apenas 15 minutos para ficar pronto no forno.

Ingredientes

– 4 xícaras de arroz cozido
– 2 xícaras de molho de tomate
– 200 g de presunto fatiado
– 200 g de mussarela fatiada
– 50 g de queijo parmesão ralado
– Orégano a gosto

Modo de preparo

1. Em um refratário untado com margarina, coloque uma camada de arroz, uma de molho de tomate, uma de presunto e uma de mussarela. Repita as camadas até terminarem os ingredientes, finalizando com mussarela.
2. Polvilhe o queijo parmesão ralado e o orégano por cima.
3. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos ou até o queijo derreter e dourar.
4. Sirva em seguida ou guarde na geladeira por até 3 dias.

arroz de forno 1
Foto Reprodução: Google Imagens

Valor nutricional

Uma porção de 200 g dessa receita tem aproximadamente:

– Calorias: 414 kcal
– Carboidratos: 47 g
– Proteínas: 20 g
– Gorduras: 16 g
– Fibras: 2 g
– Sódio: 620 mg

Acompanhamento

Esse arroz de forno combina bem com uma salada verde simples, como alface, rúcula e tomate, temperada com azeite, vinagre e sal. Você também pode servir com uma carne assada ou grelhada, como frango ou lombo.

Horário ideal para servir

Esse prato é ideal para um almoço ou jantar em família ou com amigos, pois é fácil de fazer e rende bastante. Você pode prepará-lo com antecedência e aquecê-lo na hora de servir.

Origem do arroz de forno

Esse prato delicioso e versátil é uma ótima opção para aproveitar as sobras de arroz ou para preparar uma refeição rápida e saborosa. Mas de onde vem essa receita tão popular nas mesas dos brasileiros?

O arroz já era cultivado no Sudeste Asiático há mais de oito mil anos e existem muitas espécies de arroz pelo mundo, inclusive espécies originárias da Amazônia e da África. O arroz de forno, porém, é uma invenção mais recente e provavelmente surgiu da influência dos imigrantes europeus que trouxeram para o Brasil o hábito de assar alimentos em travessas de barro.

O arroz de forno é um prato simples, mas que pode ser incrementado com diversos ingredientes, como frango, carne moída, linguiça, bacon, legumes, queijo e molho de tomate. A receita básica consiste em misturar o arroz cozido com os demais ingredientes e levar ao forno até dourar e ficar cremoso. O site Ruralea ensina uma receita tradicional à moda antiga que leva apenas arroz, cebola, azeite, caldo de carne e salsa. Já o site Comidinhas do Chef sugere uma versão com milho, presunto e mussarela.

O arroz de forno é um prato que agrada a todos os paladares e pode ser servido como acompanhamento ou como prato principal. Além disso, é uma forma de aproveitar os alimentos que já temos em casa e evitar o desperdício. Que tal experimentar essa delícia hoje mesmo?

Leia também:

Festa das cores pretas: 5 Dicas de receitas para você preparar!

3 Receitas de comidas fitness para te ajudar a emagrecer!

4 Receitas de legumes assados para uma refeição saudável e saborosa

Cookies De Nozes Com Chocolate, Apenas 15 Minutos E Já Está Pronto!

Rosquinhas De Creme De Leite Assadas Prontas Em Menos De 1 Hora

A chave para o desempenho de marketing são as publicidades nativas, seja parceiro da ADSKeeper, anuncie e exiba anúncios de qualidade no seu negócio, use nosso link e seja recompensado, aproveite!

adskeeper 1

Adquira seu domínio e hospede seu site na Hostinger, alto desempenho com preço baixo, use nosso link de indicação e ganhe 20% de desconto, aproveite!

hostinger2

Anuncie na Revista OMNI e tenha um bom retorno, entre contato com a gente!

revista omni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *