Pular para o conteúdo

2 Pratos deliciosos de Portugal, que você vai amar!

Você gosta de comida portuguesa? Então você vai adorar essas receitas, onde eu vou te ensinar a fazer duas receitas típicas de Portugal, que são deliciosas e fáceis de preparar.

portugal 2
Foto Reprodução: Google Imagens

Bacalhau à Brás

O bacalhau à Brás é um dos pratos de bacalhau mais populares em Portugal e você pode prepará-lo em sua casa de forma muito fácil e rápida. Ele consiste em bacalhau desfiado com batatas palha, cebola e ovo, tudo misturado e temperado com salsa, sal e pimenta. É uma receita que aproveita as sobras de bacalhau e que tem uma textura cremosa e saborosa.

Valor nutricional: Uma porção de bacalhau à Brás de Portugal (cerca de 300 g) tem aproximadamente 450 calorias, 30 g de proteína, 25 g de gordura e 25 g de carboidrato. É uma refeição rica em proteína e ômega-3, que são benéficos para a saúde do coração e do cérebro. Também fornece vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e fósforo.

Melhor acompanhamento: O bacalhau à Brás de Portugal pode ser servido com uma salada verde simples, como alface, tomate e pepino, temperada com azeite, vinagre e sal. Essa combinação traz frescor e leveza ao prato, além de fibras e vitaminas.

Melhor dia e horário para servir: O bacalhau à Brás de Portugal é um prato que pode ser servido em qualquer dia da semana, mas é especialmente apreciado aos domingos, como um almoço em família ou com amigos. É uma refeição que satisfaz e que pode ser seguida por uma sobremesa típica portuguesa, como o pastel de nata ou a tarte de amêndoa.

Origem: A origem do bacalhau à Brás é incerta, mas há algumas versões que tentam explicar o seu nome. Uma delas diz que o prato foi criado por um taberneiro chamado Brás, que morava no bairro da Bica, em Lisboa, e que usava as sobras de bacalhau para fazer uma refeição rápida e barata para os seus clientes. Outra versão diz que o nome vem da palavra “brasas”, que se refere ao fogo usado para cozinhar o bacalhau.

Receita: do Bacalhau à Brás de Portugal

Ingredientes:

  • 500 g de bacalhau dessalgado e cozido
  • 4 ovos
  • 2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 200 g de batata palha
  • Salsa picada a gosto
  • Azeite a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

  1. Desfie o bacalhau em lascas pequenas e reserve.
  2. Bata os ovos em uma tigela e tempere com sal e pimenta. Reserve.
  3. Corte as cebolas em meias-luas finas e pique os alhos.
  4. Em uma frigideira grande, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios e dourados.
  5. Junte o bacalhau desfiado e misture bem.
  6. Adicione a batata palha e envolva tudo delicadamente.
  7. Por último, acrescente os ovos batidos e mexa até ficarem cozidos, mas ainda cremosos.
  8. Polvilhe com salsa picada e sirva em seguida.

Arroz de Pato

O arroz de pato é outro prato tradicional de Portugal, que consiste em um arroz soltinho cozido no caldo do pato assado, com pedaços de carne desfiada e rodelas de chouriço por cima. É uma receita que leva mais tempo para fazer, mas que vale a pena pelo sabor e pela apresentação.

Valor nutricional: Uma porção de arroz de pato de Portugal (cerca de 300 g) tem aproximadamente 500 calorias, 35 g de proteína, 25 g de gordura e 30 g de carboidrato. É uma refeição rica em proteína e ferro, que são importantes para a formação dos glóbulos vermelhos e para o transporte de oxigênio no sangue. Também fornece vitaminas do complexo B, zinco e selênio.

Melhor acompanhamento: O arroz de pato de Portugal pode ser servido com uma salada de laranja, que é feita com laranjas descascadas e cortadas em gomos, temperadas com azeite, sal, pimenta e hortelã picada. Essa combinação traz acidez e doçura ao prato, além de vitamina C e antioxidantes.

Melhor dia e horário para servir: O arroz de pato de Portugal é um prato que pode ser servido em ocasiões especiais, como festas, aniversários ou datas comemorativas. É uma refeição que impressiona e que pode ser feita com antecedência e levada ao forno na hora de servir. É ideal para um almoço ou jantar caprichado, acompanhado por um vinho tinto português.

Origem: A origem do arroz de pato é desconhecida, mas há indícios de que ele surgiu no norte de Portugal, na região do Minho, onde há uma grande produção de patos e arroz. O prato teria sido influenciado pela culinária francesa, que também usa o pato como ingrediente principal em várias receitas.

Receita: Arroz de Pato de Portugal

Ingredientes:

  • 1 pato inteiro (cerca de 2 kg)
  • 4 xícaras de arroz
  • 8 xícaras de água
  • 2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • 1 ramo de tomilho
  • Sal e pimenta a gosto
  • Azeite a gosto
  • 200 g de chouriço em rodelas

Modo de preparo:

  1. Tempere o pato com sal, pimenta, alho picado e tomilho. Coloque-o em uma assadeira com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 2 horas, regando com o próprio molho de vez em quando.
  2. Retire o pato do forno e deixe esfriar um pouco. Desfie a carne em pedaços grandes e reserve. Coe o molho que ficou na assadeira e reserve.
  3. Em uma panela grande, refogue uma cebola picada em um fio de azeite até ficar macia. Junte o arroz e mexa bem para envolver no azeite.
  4. Adicione a água e o molho do pato coado. Tempere com sal, pimenta e louro. Deixe cozinhar em fogo baixo até o arroz ficar cozido e soltinho.
  5. Em outra panela, refogue a outra cebola picada em um fio de azeite até ficar macia. Junte o chouriço em rodelas e deixe fritar até dourar.
  6. Em um refratário grande, espalhe metade do arroz cozido. Por cima, distribua os pedaços de pato desfiado. Cubra com o restante do arroz.
  7. Por último, decore com as rodelas de chouriço refogadas com a cebola.
  8. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos, ou até dourar.
  9. Sirva em seguida ou mantenha aquecido até a hora de servir.

Espero que você tenha gostado dessas duas receitas típicas portuguesas e que se anime a fazê-las em casa.

Leia também:

3 Deliciosas receitas de polenta!

Yakisoba, uma delícia que é muito fácil de fazer! Confira 2 receitas práticas.

Bibimbap, um prato típico coreano! Veja 2 receitas para você se deliciar!

Acarajé, 1 prato típico da culinária baiana.

Sarapatel, 1 prato típico da culinária nordestina.

A chave para o desempenho de marketing são as publicidades nativas, seja parceiro da ADSKeeper, anuncie e exiba anúncios de qualidade no seu negócio, use nosso link e seja recompensado, aproveite!

adskeeper 1

Adquira seu domínio e hospede seu site na Hostinger, alto desempenho com preço baixo, use nosso link de indicação e ganhe 20% de desconto, aproveite!

hostinger2

Anuncie na Revista OMNI e tenha um bom retorno, entre contato com a gente!

revista omni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *