Pular para o conteúdo

Como fazer kibe frito? 1 petisco delicioso e fácil.

Você vai aprender como fazer kibe frito de um jeito simples e prático. Você vai ver como é fácil preparar essa delícia em casa e surpreender a sua família e amigos!

kibe.j
Foto Reprodução: Google Imagens

O kibe é um salgado típico da culinária árabe, feito com trigo, carne moída e temperos. É uma ótima opção para servir como petisco, entrada ou até mesmo como prato principal, acompanhado de salada, coalhada ou molho de iogurte.

Ingredientes

  • 500 g de trigo para kibe
  • 1 litro de água fervente
  • 500 g de carne moída
  • 1 cebola grande picada finamente
  • 4 dentes de alho picados finamente
  • 2 ramos de hortelã picada finamente
  • 2 colheres de café de pimenta síria
  • Sal a gosto
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

  1. Coloque o trigo de molho na água fervente por 2 horas, para hidratar bem e absorver toda a água.
  2. Escorra e esprema o trigo entre as mãos para eliminar o excesso de líquido.
  3. Em uma tigela grande, misture o trigo com a carne moída, a cebola, o alho, a hortelã, a pimenta síria e o sal. Amasse bem com as mãos por 10 a 15 minutos, até formar uma massa homogênea e compacta.
  4. Modele os kibes no formato tradicional, alongado e com as pontas afiadas. Você pode fazer do tamanho que preferir, mas lembre-se que quanto maior, mais tempo demora para fritar.
  5. Aqueça o óleo em uma panela funda e frite os kibes aos poucos, até dourarem por igual. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel toalha.
  6. Sirva os kibes fritos quentes ou em temperatura ambiente, acompanhados de coalhada seca, molho de iogurte com hortelã ou molho de tahine.

Valor nutricional

O kibe frito é uma receita saborosa, mas que deve ser consumida com moderação, pois é rica em calorias, gorduras e carboidratos. Uma porção de 100 g tem cerca de 300 calorias, 15 g de gorduras (das quais 4 g são saturadas), 30 g de carboidratos (dos quais 4 g são fibras) e 13 g de proteínas. Além disso, também contém ferro, zinco, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.

Melhor acompanhamento

O kibe frito pode ser servido com diversos acompanhamentos, dependendo do seu gosto e da ocasião. Alguns dos mais comuns são:

  • Coalhada seca: um tipo de queijo cremoso feito com leite azedo, que combina muito bem com o sabor do kibe.
  • Molho de iogurte com hortelã: um molho refrescante e leve, feito com iogurte natural, hortelã picada, sal e limão.
  • Molho de tahine: um molho cremoso e saboroso, feito com pasta de gergelim, água, limão, alho e sal.
  • Salada: uma salada simples de alface, tomate, pepino e cebola roxa temperada com azeite, limão e sal é uma ótima opção para acompanhar o kibe frito e deixar a refeição mais equilibrada.
  • Arroz: se você quiser servir o kibe frito como prato principal, pode acompanhá-lo de um arroz branco soltinho ou um arroz com lentilha, que é outra receita típica da culinária árabe.

Melhor dia e horário para servir

O kibe frito é uma receita versátil, que pode ser servida em qualquer dia e horário, dependendo da sua preferência. No entanto, algumas sugestões são:

  • Servir como petisco em uma festa ou reunião com amigos, acompanhado de bebidas geladas e outros salgadinhos.
  • Servir o kibe frito como entrada em um almoço ou jantar especial, acompanhado de uma salada verde e um molho de sua escolha.
  • Servir o kibe frito como prato principal em um dia frio, acompanhado de um arroz quentinho e uma coalhada seca.

Origem do kibe

O kibe é uma receita originária do Oriente Médio, mais especificamente do Líbano e da Síria, onde é chamado de kibbeh. O kibe é feito com trigo bulgur, carne de carneiro ou bovina e temperos como hortelã, cebola, alho e pimenta síria. O kibe pode ser frito, assado ou cozido em um caldo, e é servido com coalhada, iogurte ou molho de tahine.

O kibe chegou ao Brasil no início do século XX, trazido pelos imigrantes árabes que se instalaram principalmente em São Paulo. O kibe se adaptou ao paladar brasileiro e ganhou algumas variações, como o recheio de queijo, a versão vegetariana com soja e a versão assada com requeijão. O kibe se tornou um dos salgados mais populares do Brasil, sendo encontrado em padarias, bares e lanchonetes de todo o país.

Leia também:

3 Receitas de comidas fitness para te ajudar a emagrecer!

4 Receitas de legumes assados para uma refeição saudável e saborosa

Cookies De Nozes Com Chocolate, Apenas 15 Minutos E Já Está Pronto!

Rosquinhas De Creme De Leite Assadas Prontas Em Menos De 1 Hora

Escondidinho De Frango Super Cremoso Com Requeijão Pronto Em 30 Minutos!

A chave para o desempenho de marketing são as publicidades nativas, seja parceiro da ADSKeeper, anuncie e exiba anúncios de qualidade no seu negócio, use nosso link e seja recompensado, aproveite!

adskeeper 1

Adquira seu domínio e hospede seu site na Hostinger, alto desempenho com preço baixo, use nosso link de indicação e ganhe 20% de desconto, aproveite!

hostinger2

Anuncie na Revista OMNI e tenha um bom retorno, entre contato com a gente!

revista omni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *