Olá! Agora vou compartilhar com vocês 4 receitas de doces africanos que são deliciosos e fáceis de fazer. Além disso, vou contar um pouco sobre a origem, o valor nutricional, de cada um deles.
Qumbe
O qumbe é um dos doces africanos típico de Moçambique, feito com coco e leite de coco. Ele tem uma textura macia e um sabor suave e adocicado. É uma ótima opção para quem gosta de coco e quer experimentar um doce diferente.
Para fazer o doce de qumbe, você vai precisar de:
– 2 xíc (chá) de coco ralado sem açúcar
– 1/2 xíc (chá) de leite de coco
– 1 e 1/2 xíc de açúcar refinado
– 1/2 xíc de leite
– 1/4 xíc(chá) de farinha de trigo
– Coco ralado para envolver os docinhos
Modo de preparo:
1. Hidrate o coco com o leite e reserve.
2. Em uma panela média, coloque o açúcar e leve ao fogo até ficar cor de caramelo.
3. Adicione o coco hidratado, o leite e a farinha de trigo. Cozinhe por mais uns 5 minutos, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela.
4. Deixe esfriar completamente.
5. Pegue pequenas porções, faça bolinhas e passe no coco ralado.
6. Sirva em forminhas de papel ou coloque em um recipiente
O qumbe tem cerca de 100 calorias por unidade e é rico em gorduras boas, fibras e minerais como potássio, magnésio e ferro. Ele também é fonte de energia e ajuda na saciedade.
O melhor acompanhamento para o qumbe é um chá ou café bem quentinho, para contrastar com o doce. Você pode servir o qumbe em qualquer ocasião, mas ele é especialmente indicado para um lanche da tarde ou uma sobremesa leve.
Melkter
Melkter é uma sobremesa tradicional da África do Sul, também é um dos doces africanos, é feita com uma massa folhada e um recheio cremoso de leite aromatizado com canela, baunilha e noz-moscada. É uma delícia para servir no café da manhã ou no lanche da tarde, acompanhada de uma xícara de chá ou café. Veja como preparar essa receita fácil e saborosa em casa.
Ingredientes:
- 400 g de massa folhada pronta
- 4 xícaras de leite integral
- 2 ovos
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/4 de xícara de farinha de trigo
- 1/4 de xícara de amido de milho
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1/4 de colher de chá de canela em pó
- 1/4 de colher de chá de noz-moscada ralada
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno a 180°C e unte uma forma redonda de 23 cm de diâmetro.
- Abra a massa folhada em uma superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais da forma, deixando uma borda de cerca de 2 cm. Fure a massa com um garfo e leve ao forno por 15 minutos ou até dourar levemente.
- Em uma panela, aqueça o leite em fogo médio, mas não deixe ferver.
- Em uma tigela, bata os ovos com um fouet e adicione o açúcar, a farinha, o amido, a baunilha, a canela e a noz-moscada. Misture bem até obter uma mistura homogênea e sem grumos.
- Adicione um pouco do leite quente à mistura de ovos, mexendo sempre, para temperar os ovos. Depois, despeje a mistura na panela com o restante do leite e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e formar um creme liso.
- Despeje o creme sobre a massa folhada assada e alise a superfície com uma espátula. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até firmar.
- Na hora de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre a torta e corte em fatias. Bom apetite!
O melktert tem cerca de 250 calorias por fatia e é rico em carboidratos, proteínas e cálcio. Ele também é fonte de vitaminas do complexo B e antioxidantes.
O melhor acompanhamento para o melktert é uma fruta fresca ou uma geleia de frutas vermelhas, para dar um toque ácido ao doce. Você pode servir o melktert em qualquer momento do dia, mas ele é especialmente delicioso no café da manhã ou no brunch.
Puff puff
Puff puff é um doce típico dos doces africanos da África Ocidental, feito com farinha de trigo, fermento, açúcar e água. É frito em óleo quente até ficar dourado e crocante por fora e macio por dentro. Pode ser servido como sobremesa, lanche ou café da manhã, acompanhado de geleia, mel, manteiga de amendoim ou chocolate.
Para fazer puff puff, você vai precisar de:
- 500 g de farinha de trigo
- 10 g de fermento biológico seco
- 100 g de açúcar
- 300 ml de água morna
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar (opcional)
O modo de preparo é simples:
- Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento e o açúcar.
- Adicione a água aos poucos, mexendo bem com uma colher de pau ou com as mãos, até formar uma massa homogênea e pegajosa.
- Cubra a tigela com um pano limpo e deixe descansar em um lugar quente por cerca de uma hora, ou até a massa dobrar de volume.
- Aqueça o óleo em fogo médio-alto. Com as mãos untadas ou com uma colher, pegue porções da massa e faça bolinhas do tamanho de uma noz.
- Frite as bolinhas em óleo quente, virando-as de vez em quando, até ficarem douradas e inchadas. Retire-as e escorra em papel toalha.
- Se desejar, polvilhe açúcar e canela sobre os puff puffs ainda quentes. Sirva em seguida ou guarde em um recipiente fechado por até dois dias.
- O puff puff tem cerca de 150 calorias por unidade e é rico em carboidratos e gorduras. Ele também é fonte de energia e de ferro.
O melhor acompanhamento para o puff puff é um molho de chocolate ou de caramelo, para deixar o doce ainda mais irresistível. Você pode servir o puff puff em qualquer hora do dia, mas ele é especialmente gostoso no lanche da tarde ou na sobremesa.
Docinho africano
O docinho africano é uma receita típica de alguns países do continente africano, como Angola e Moçambique. Esse doce é uma forma de aproveitar o pão que sobrou e transformá-lo em uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer. Veja como preparar esse doce que leva coco, chocolate, amendoim e ovos.
Ingredientes
- 2 pães duros (de preferência miolo)
- 3 colheres (sopa) de leite
- Chocolate em pó a gosto
- Amendoim ou amêndoa picada a gosto
- 6 ovos
- 125g de manteiga
- 250g de coco ralado
- 500g de açúcar
Modo de preparo
- Em uma tigela, coloque o pão de molho em leite. Deixe o pão ensopar bem.
- Acrescente os ovos, o chocolate, o amendoim, o coco, o açúcar e a manteiga. Amasse com as mãos até ficar uma pasta homogênea sem pedaços de pão inteiros.
- Em seguida, em uma panela, leve ao fogo brando, mexendo de vez em quando, até a pasta começar a soltar da panela.
- Deixe esfriar um pouco e, com as mãos untadas em óleo, forme bolinhas que são passadas por coco ralado.
- Sirva em forminhas de papel frisado ou coloque algumas horas na geladeira para ficar mais firme.
O docinho africano tem cerca de 200 calorias por unidade e é rico em carboidratos, proteínas e gorduras. Ele também é fonte de cálcio, fósforo e magnésio.
O melhor acompanhamento para o docinho africano é um sorvete de creme ou de baunilha, para dar uma refrescada no doce. Você pode servir o docinho africano em festas ou ocasiões especiais, como aniversários ou datas comemorativas.
Agora você já sabe como fazer um doce de pão duro africano que vai surpreender a sua família e os seus amigos. Essa receita é uma ótima forma de aproveitar o pão que ia para o lixo e ainda se deliciar com um sabor exótico e diferente.
Tópicos
Leia também:
3 Receitas de comidas fitness para te ajudar a emagrecer!
4 Receitas de legumes assados para uma refeição saudável e saborosa
Cookies De Nozes Com Chocolate, Apenas 15 Minutos E Já Está Pronto!
Rosquinhas De Creme De Leite Assadas Prontas Em Menos De 1 Hora
Escondidinho De Frango Super Cremoso Com Requeijão Pronto Em 30 Minutos!
A chave para o desempenho de marketing são as publicidades nativas, seja parceiro da ADSKeeper, anuncie e exiba anúncios de qualidade no seu negócio, use nosso link e seja recompensado, aproveite!
Adquira seu domínio e hospede seu site na Hostinger, alto desempenho com preço baixo, use nosso link de indicação e ganhe 20% de desconto, aproveite!