Você sabia que o folclore brasileiro é muito rico em receitas deliciosas e tradicionais? Neste post, você vai aprender como fazer duas receitas do folclore brasileiro que vão te deixar com água na boca: a pamonha e o curau de milho. Essas receitas são típicas das festas juninas, mas podem ser feitas em qualquer época do ano para aproveitar o sabor do milho.
Pamonha
Para fazer a pamonha, você vai precisar de:
- 6 espigas de milho verde com palha;
- 1/2 xícara (chá) de leite integral;
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal;
- 300 gramas de coco ralado;
- 1 pitadinha de sal.
O modo de preparo é o seguinte:
- Retire as palhas das espigas de milho e reserve-as;
- Corte os grãos de milho das espigas e bata-os no liquidificador com o leite, o açúcar, o coco e o sal, até formar uma massa homogênea;
- Abra as palhas reservadas e coloque uma porção da massa no centro de cada uma, dobrando as pontas para fechar bem;
- Amarre as palhas com barbante ou elástico próprio para alimentos;
- Em uma panela grande, ferva bastante água e coloque as pamonhas para cozinhar por cerca de 40 minutos, ou até que estejam firmes;
- Retire as pamonhas da água e deixe esfriar um pouco antes de servir.
Curiosidade!
A pamonha é um doce feito com milho verde ralado ou batido, leite, açúcar e coco, que é cozido dentro da própria palha do milho. A origem da pamonha é indígena, e o nome vem do tupi “pa’muña”, que significa “pegajoso”. A pamonha pode ser doce ou salgada, dependendo dos ingredientes adicionados.
Super dica:
Você pode rechear as suas pamonhas com fatias de queijo minas meia cura, vai ficar delicioso.
Curau de milho
O modo de preparo do curau é o seguinte:
- Retire os grãos de milho das espigas e bata-os no liquidificador com o leite e o leite de coco, até formar um líquido grosso;
- Passe o líquido por uma peneira e transfira para uma panela;
- Adicione o açúcar, o leite condensado e a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela;
- Cozinhe por cerca de 10 minutos, ou até que engrosse e fique cremoso;
- Despeje o curau em uma travessa ou em potinhos individuais e polvilhe canela em pó por cima;
- Leve à geladeira para gelar ou sirva quente, como preferir.
Curiosidade!
O curau de milho é um creme feito com milho verde batido no liquidificador ou ralado, leite, leite de coco, açúcar e canela. O curau também tem origem indígena, e o nome vem do tupi “kuru’á”, que significa “cozido”. O curau pode ser servido quente ou frio, e é uma sobremesa muito popular nas festas juninas.
Essas são duas receitas do folclore brasileiro que você pode fazer em casa e se deliciar com o sabor do milho. Espero que você tenha gostado deste post e que experimente essas receitas. Bom Apetite!
Tópicos
Leia também:
Feijão Tropeiro Típico Brasileiro
2 Receitas Deliciosas Espanholas, Paella Valenciana E Crema Catalana
Virado De Banana Com Queijo Minas Pronto Em 10 Minutos
A chave para o desempenho de marketing são as publicidades nativas, seja parceiro da ADSKeeper, anuncie e exiba anúncios de qualidade no seu negócio, use nosso link e seja recompensado, aproveite!
Adquira seu domínio e hospede seu site na Hostinger, alto desempenho com preço baixo, use nosso link de indicação e ganhe 20% de desconto, aproveite!