Pular para o conteúdo

14 Alimentos anti-inflamatórios para você incluir na sua dieta.

Agora vamos citar 14 alimentos que sejam anti-inflamatórios, dizer qual a sua importância para o organismo, qual o valor nutricional de cada um deles e os melhores horários para o seu consumo.

anti inflamatorios
Alimentos anti-inflamatórios.

Os alimentos anti-inflamatórios são aqueles que ajudam a reduzir a produção de substâncias que causam inflamação no corpo, fortalecem o sistema imunológico e previnem ou combatem doenças como gripes, resfriados, artrite, diabetes, obesidade e câncer. Além disso, esses alimentos anti-inflamatórios também contribuem para a saúde cardiovascular, cerebral e digestiva.

Veja a seguir quais são os 14 alimentos anti-inflamatórios que você pode incluir na sua dieta:

14 Alimentos anti-inflamatórios

  1. Frutas vermelhas: morango, açaí, cereja, framboesa, amora, romã, goiaba e melancia são ricas em antocianinas, pigmentos que têm ação anti-inflamatória e antioxidante. Essas frutas também são fontes de fibras, vitaminas e minerais que beneficiam a saúde geral. Você pode consumi-las no café da manhã, nos lanches ou como sobremesa.
  2. Peixes gordurosos: salmão, sardinha, arenque, cavala e anchova são ótimas fontes de ácidos graxos ômega-3 (EPA e DHA), que reduzem a inflamação e o risco de doenças cardiovasculares, metabólicas e neurológicas. Esses peixes também fornecem proteína de alta qualidade, que é essencial para a manutenção dos tecidos e do sistema imunológico. Você pode consumi-los no almoço ou no jantar, grelhados, assados ou cozidos.
  3. Brócolis: é um vegetal crucífero que contém sulforafano, um antioxidante que combate a inflamação e previne doenças cardíacas e câncer. O brócolis também é rico em fibras, vitamina C, vitamina K e folato, que são importantes para o funcionamento do organismo. Você pode consumi-lo no almoço ou no jantar, cozido no vapor, refogado ou em saladas.
  4. Abacate: é uma fruta que fornece gorduras monoinsaturadas, potássio, magnésio, fibras e antioxidantes como carotenoides e tocoferóis. Esses nutrientes protegem contra a inflamação e contribuem para a saúde do coração, da pele e do cérebro. Você pode consumir o abacate no café da manhã, nos lanches ou como sobremesa, puro ou em receitas como guacamole ou vitamina.
  5. Chá verde: é uma bebida que contém epigalocatequina-3-galato (EGCG), um flavonoide que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O EGCG reduz a produção de citocinas pró-inflamatórias e previne doenças como diabetes, obesidade e Alzheimer. O chá verde também é fonte de cafeína, que estimula o metabolismo e a atenção. Você pode consumir o chá verde após as refeições principais ou nos lanches da tarde.
  6. Pimentas e pimentões: são alimentos que contêm vitamina C, quercetina, ácido ferúlico e ácidos sinápicos, que são antioxidantes com efeitos anti-inflamatórios. As pimentas também contêm capsaicina, uma substância que alivia a dor neurogênica periférica associada à doença de Crohn. Você pode consumir as pimentas e os pimentões no almoço ou no jantar, em molhos, recheios ou saladas.
  7. Cogumelos: são fungos comestíveis que possuem baixo teor calórico e são ricos em selênio, cobre e vitaminas do complexo B. Eles também contêm fenóis e outros antioxidantes que fornecem proteção anti-inflamatória. As variedades mais comuns são champignon, shiitake, portobello e funghi. Você pode consumi-los no almoço ou no jantar, grelhados, refogados ou em sopas.
  8. Azeite de oliva extra virgem: é um óleo vegetal que contém polifenóis como o oleocantal, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória. O azeite de oliva extra virgem também é rico em gorduras monoinsaturadas, que melhoram o perfil lipídico e previnem doenças cardiovasculares. Você pode consumir o azeite de oliva extra virgem no almoço ou no jantar, em saladas, molhos ou como tempero.
  9. Açafrão: é uma especiaria que contém curcumina, um polifenol que previne o desenvolvimento de doenças inflamatórias como artrite, diabetes, obesidade e síndrome metabólica. A curcumina também tem efeitos antioxidantes, anticancerígenos e neuroprotetores. Você pode consumir o açafrão no almoço ou no jantar, em sopas, ensopados ou arroz.
  10. Alho: é um alimento que contém alicina, um composto que tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas. O alho também é fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e previnem infecções. Você pode consumir o alho no almoço ou no jantar, em temperos, molhos ou assados.
  11. Gengibre: é uma raiz que contém gingerol, um composto que tem ação anti-inflamatória e analgésica. O gengibre também é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes que melhoram a digestão, a circulação e a imunidade. Você pode consumir o gengibre no café da manhã, nos lanches ou como sobremesa, em chás, sucos ou doces.
  12. Nozes: são oleaginosas que fornecem gorduras poliinsaturadas, especialmente ômega-3, que reduzem a inflamação e o colesterol ruim (LDL). As nozes também contêm fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes que beneficiam a saúde cardiovascular, cerebral e óssea. Você pode consumir as nozes nos lanches ou como sobremesa, puras ou em barras de cereais ou granolas.
  13. Chocolate amargo: é um alimento que contém flavonoides, especialmente catequinas e procianidinas, que têm ação anti-inflamatória e antioxidante. O chocolate amargo também é fonte de magnésio, ferro e triptofano, que melhoram o humor e a disposição. Você pode consumir o chocolate amargo nos lanches ou como sobremesa, puro ou em bolos ou mousses. Prefira os chocolates com pelo menos 70% de cacau na composição.
  14. Tomate: é uma fruta que contém licopeno, um carotenoide que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O tomate também é rico em vitamina C, potássio e fibras, que auxiliam na saúde da pele, do coração e do intestino. Você pode consumir o tomate no café da manhã, no almoço ou no jantar, em saladas, molhos ou sucos.

Siga essa lista de alimentos anti-inflamatórios e torne sua dieta ainda mais saudável.

Leia também:

Comidas leves para o estômago! Confira 3 receitas fáceis de fazer.

2 Receitas fáceis para diabéticos e dicas especiais de alimentação!

Ricos em fibras! 10 alimentos que você tem que ter em sua rotina alimentar.

5 problemas de saúde causados pela má alimentação e 5 dicas para ter uma vida mais saudável

3 receitas infalíves para emagrecer rapidamente

A chave para o desempenho de marketing são as publicidades nativas, seja parceiro da ADSKeeper, anuncie e exiba anúncios de qualidade no seu negócio, use nosso link e seja recompensado, aproveite!

adskeeper 1

Adquira seu domínio e hospede seu site na Hostinger, alto desempenho com preço baixo, use nosso link de indicação e ganhe 20% de desconto, aproveite!

hostinger2

Anuncie na Revista OMNI e tenha um bom retorno, entre contato com a gente!

revista omni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *